domingo, 23 de janeiro de 2011

Redefinindo Respeito

Sete meses vivendo nos EUA, sete meses de descobertas, e passando por algumas “redefinições”

O povo Americano realmente é único. Mas antes de tudo, o pessoal aqui de Michigan é amigo, prestativo e muito mais família que a maioria dos Brasileiros.

Aqui estão algumas das minhas redefinições:

- Pedágios no Brasil são EXTREMAMENTE caros. Numa viagem de mais de 1800Km de ida e volta, entre a cidade de Rochester em Michigan, até a capital federal Washington, pagamos 20 dólares de pedágio, passando apenas por estradas perfeitas, com áreas para descanso que possuem banheiros e restaurantes a cada 50-80Km.

- Impostos. Janeiro não é mês de pagar IPVA. Existe a taxa de licenciamento anual que é de 60 dólares, portanto, não esquente a cabeça guardar dinheiro para cobrir as despesas de impostos do seu carro em Janeiro.

- Seguro de veículos. No estado de Michigan, seguro de veículos é obrigatório, logo em caso de acidente, todos estão cobertos, e quem definirá de quem é a culpa do acidente é o policial que foi até o local, ouviu os envolvidos no acidente em separado, e vai aplicar uma multa ao causador, e a seguradora do culpado é automaticamente acionada, o que facilita e muito as coisas. Claro que há os que não tem seguro e andam contra a lei.

- Cultura para todos é possível. Na cidade em que moro, Rochester, há uma biblioteca pública onde é possível emprestar todo e qualquer tipo de livros, desde literatura até livros universitários. Além da seção de livros, existem as seções de DVDs, CDs, Vídeo Games (leia-se: jogos de Wii, PS3, Xbox) além de internet e eventos culturais. Tudo grátis. Você ainda pode entrar em todos os departamentos da biblioteca livremente, pegar o que você deseja, e fazer o registro do que está levando. Não há perguntas, e os produtos sempre voltam para a biblioteca, inclusive os jogos. Não só na minha cidade, mas muitas outras cidades do estado tem bibliotecas públicas.

- Liquidação não é para os oportunistas. O produto que você comprou há uma semana entrou em liquidação, e você está frustrado porque teve de pagar 100% do preço? Não se preocupe, com o recibo de compra você volta a loja e peça o desconto que o seu dinheiro é restituído.

- Transito organizado. Por mais que os moradores de Michigan digam que o transito aqui é caótico, não há buzinas, não há “doidos” no transito. A polícia age.

- Placas de pare no trânsito, significam pare mesmo! Todos param.

- Respeito. Policiais respeitam e são respeitados. Vagas para deficientes nos shoppings e outros locais públicos são respeitadas. Não há lixo nas ruas, e os infratores são punidos. Os ônibus escolares, aqueles amarelos que sempre vemos nos filmes, são respeitados como nenhum outro veículo. Ambulâncias não são seguidas depois de abrir caminho no congestionamento. Motos e carros coexistem pacificamente. O cidadão de bem é respeitado pelo próximo e pelo sistema.

Enfim, sistema funciona, ainda imperfeito, mas funciona e vale a pena lutar por ele.

2 comentários:

  1. Luiz, voce traduz por meio de seus textos muitos dos meus sentimentos em viver nos EUA. Parabens pelo empenho e pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir