sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fim dos Tempos

(Ou seria uma nova ordem mundial?) Hoje li uma notícia que me assustou. Ou melhor, mudou um pouco a minha maniera de pensar.

A meta do Facebook é se tornar a primeira empresa a valer um TRIlhão de dólares.

Como que é possível uma empresa que não produz nem sequer uma lâmpada, ou ainda algo que salve vidas, ou um novo medicamento, ou qualquer produto, papel sulfite, qualquer coisa, ser a empresa mais valiosa do mundo?

Os mais liberais dirão que a humanidade precisa destas empresas que não produzem materiais, mas sim, relações entre as pessoas, ou ainda cria novas amizades, fortalece os laços entre as pessoas ou ainda entre aqueles que ficaram no nosso passado. Se eu quero falar com alguém, eu ligo, se quero rever uma amigo de escola, dou um jeito.

Mas agora, surge uma empresa que não produz nada, e de certo modo, não precisa nem de um prédio para funcionar, apenas um servidor, e um garoto que teve uma idéia "sensacional", abandonou Harvard, e agora vale mais do que qualquer outra empresa no mundo.

Acho que vou começar a trabalhar em algo como o carro movido a lixo, e quem sabe a minha invenção ou empresa valha alguns milhares de dólares, e ainda vou ficar para a história, como o inventor que acabou com o problema de lixo do planeta e não como o criador de algo que ninguém, ao menos,  sabe o endereço.

Um comentário:

  1. Ou então como o inventor que, apesar de ter resolvido o problema do lixo a nível mundial, não criou nada de tão "interessante" e "revolucionário" como um Facebook, por exemplo.

    Me parece que nos tempos de hoje a futilidade tem muito mais valor que a utilidade.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir