terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1965 Indianapolis 500

1965, um novo carro se apresenta para as 500 milhas de Indianápolis. Um carro que é diferente de todos os carros de corrida americanos. Um carro esguio, que tem espaço apenas para o motor e piloto, um charuto. Um carro projetado e produzido na Inglaterra, pelo maior projetista de carros de Formula de todos os tempos, pelo menos na minha opinião, Colin Chapman, dono do original Team Lotus de F1.
Lotus 1965
O piloto é Escocês, um tal de Jim Clark, e o motor construído na cidade de Dearborn, no estado de Michigan nos EUA, cidade do quartel general da Ford.

O carro bate todos os recordes, apresenta uma velocidade que parece ser insuperável pelos demais competidores, ainda mais com um piloto do calibre de Jim Clark ao volante da Lotus.

Pela primeira vez, em 50 anos, um piloto que não fosse americano vence as 500 milhas de Indianapolis. Pela primeira vez um carro com motor traseiro e de origem Britânica vence as 500 milhas de Indianapolis.

Este carro foi restaurado e está exposto no museu Henry Ford em Dearborn no estado de Michigan. Museu que é mantido pela Ford Americana. Além de restaurado para exposição, o foi restaurado também para que pudesse repetir algumas voltas no circuito de Indianapolis guiado pelo piloto de Formula Indy Dario Franchitti, como pode ser visto no vídeo.



Além da Lotus de Jim Clark, é possível ver os mais variados carros de corrida no museu.    Desde de velhos carros de Formula Indy, até os reais carros de Stock, ou da Nascar durante os anos 60 e 70, muito antes das bolhas que temos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário