quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Janeiro, mês de relembrar

Apol
Sempre que posso entro no site da NASA, a agência espacial americana em busca de novidades. Gosto do assunto, então sempre passo por lá.
Entro e dou de cara com este link: Remembering NASA's Fallen Explorers.
As bolachas de identificação das missões que vocês vêem neste post estão no link.

Todo mês de janeiro, a NASA, relembra os astronautas que morreram durante missões espaciais no programa espacial americano.

O primeiro revés do programa espacial americano foi a Apollo 1 no ano de 1967, durante um ensaio para o lançamento, três astronautas morreram dentro do módulo de comando devido a um curto circuito que numa atmosfera de 100% de oxigênio provocou a morte por asfixia dos astronautas dentro do módulo. Uma das causas da morte dos astronautas foi a escotilha que necessitava de 90 segundos para sua abertura, o que não permitiu o resgate imediato dos astronautas.

STS-51L Challenger
Em 1986 o ônibus espacial Challenger explodiu durante o lançamento, matando todos os 7 astronautas, incluindo a professora de Estudos Sociais Crista Mcauliffe, que participava de um programa da NASA criado para trazer de volta a atenção do público para as missões espaciais. O episódio foi marcado por um dos mais tocantes discursos de um presidente americano, na época Ronald Reagan que citou um trecho do poema “High Flight” de John Gillespie Magee Jr:

(…) Nunca iremos esquece-los, nem a última vez em que os vimos, esta manhã, conforme eles se preparavam para sua jornada e se despediram e "abandonaram os cruéis limites da Terra" para "tocar a face de Deus."

A causa do acidente foi atribuída a um conjunto de anéis de borracha de um dos foguetes que devido a baixa temperatura da Flórida durante o lançamento acabaram por permitir que o combustível do foguete escapasse pela fissura e provocou o colapso e explosão do tanque principal da nave.

Em 2003, durante o processo de re-entrada na atmosfera, o ônibus espacial Columbia desintegrou devido a um pedaço de espuma do tanque de combustível principal que se soltou e atingiu umas das asas da Columbia, o que provocou dano na estrutura e consequentemente na proteção térmica da nave.

STS-107 Columb
Após o desastre da Columbia, novos procedimentos foram introduzidos afim de aumentar a segurança dos vôos espaciais, porém o acidente iniciou o processo de aposentadoria dos Ônibus Espaciais, sendo que os três Ônibus espaciais remanescentes serão aposentados até o fim do ano de 2011.
Os três acidentes foram bastante significativos para todo o programa espacial americano, muitas melhorias foram introduzidas para o aumento da segurança dos astronautas. Sistemas de emergência foram criados, escotilhas foram aperfeiçoadas, o treinamento dos astronautas mudou, enfim o vôo espacial se tornou mais seguro, porém ainda não isento de falhas.

Heróis. Não só os astronautas que perderam suas vidas durante o programa espacial são considerados heróis. Todos os astronautas americanos são cultuados como heróis, como pessoas que fazem algo pela nação ou pelo planeta. Ainda que isso dependa do ponto de vista de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário