segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Museu da Força Aérea Americana

Vista Geral do Hangar
Como já disse diversas vezes aqui neste blog, e também pra quem quiser saber, a região dos Estados Unidos conhecida como Meio Oeste não é o que pode ser chamado de pólo turístico. Com exceção da cidade de Chicago, no estado de Illinois, não há muitas outras atrações para quem vem para esta região.

Vivendo aqui por mais de um ano, é parte do nosso cotidiano procurar coisas para se fazer, principalmente porque o verão é curto, e os “seis meses” de inverno chegam bem rápido, portanto é muito importante aproveitar os poucos meses que se pode viajar sem preocupação com o clima. Apesar que as chuvas de verão no meio oeste também não são nada suaves.

Decidimos pagar uma visita ao Museu Nacional da Força Aérea Americana, na cidade de Dayton, no estado de Ohio, Uma viagem que dura quatro horas do Sudeste do estado de Michigan até o “meio do nada” no estado de Ohio. Dayton é uma cidade relativamente grande, há várias atrações, restaurantes diferentes, onde pode se encontrar boa comida, porém a cidade vive da aviação. Foi aqui que os irmãos Wright realizaram o primeiro vôo de um objeto mais pesado que o ar em 1903 e “esconderam” o feito do mundo por uns 5 anos. Logo, se você procura um lugar para saber mais a respeito da história da aviação americana e mundial, a cidade de Dayton é o lugar perfeito, ou perto disso.

O Museu Nacional da Força Aérea Americana fica localizado dentro da base aérea Wright Patterson, numa área de acesso livre para civis. Formado por 3 hangares, um auditório, e um cinema IMAX, além de mais dois hangares que estão localizados dentro da área restrita da base. O museu é um programa para o dia todo, e aqui vale a máxima de que Deus ajuda quem cedo madruga. Chegue cedo e será recompensado, pois será uma visita quase que exclusiva. A visita é gratuita, e algumas partes do museu requerem inscrição por ordem de chegada, por isso chegar cedo é importante.

O acervo do museu é extenso, inclui desde os primeiros aviões da USAF (United States Air Force) quando ainda era parte do exercito americano, como o primeiro avião desenvolvido pelos irmãos Wright para os militares, e vai até o mais moderno avião de combate da USAF, o F-22 Raptor. E entre todos estes aviões, ainda é possível encontrar o B-29 Bockscar, um dos aviões que contribuíram diretamente para o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.

Os hangares localizados na área restrita da base requerem transporte especial, fornecido pelo museu, e antes disso é necessário fazer uma inscrição que permitirá a utilização deste transporte. A visita nestes hangares dura, no máximo 50 minutos, ou seja, tenha em mente o que procurar dentro dos hangares. A circulação dentro dos hangares é livre, porém, como dito antes, o tempo de permanência dentro dessa área é controlado.

Em um dos hangares, chamado de Presidential Gallery, será possível observar os aviões presidenciais utilizados através dos tempos, desde do avião de Franklin Roosevelt até o avião utilizado por John Kennedy, Ronald Reagan, entre outros. Vale ressaltar que é possível entrar em quase todos eles, e conhecer como o avião é modificado para servir ao presidente dos EUA, assim como fatos que ocorreram dentro destes aviões.
No outro hangar, a R & D Gallery, estão muitos dos aviões que serviram para pesquisa e desenvolvimento desde os anos 50 até os dias de hoje, estando entre eles o XB-70 Valkyrie e até o X-15, o avião recordista em velocidade.


O museu é grande, é possível gastar o dia todo e mesmo assim não será possível ver tudo, ou ainda ter visto tudo e sair com a sensação de que algo ficou sem ser visto, portanto uma visita rápida não vai ser suficiente, o melhor é chegar cedo, aproveitar e almoçar dentro do museu, num restaurante simples e que atende a todos os gostos, e ir embora no final da tarde, quase na hora de fechar.
Site oficial: http://www.nationalmuseum.af.mil/index.asp
1100 Spaatz Street
Wright-Patterson AFB OH 45433
(937) 255-3286
Aberto 7 dias por semana das 9 até as 17 horas. Fechado no no dia de Ação de Graças, Natal e Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário