segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Viver as quatro estações?

Começo de Outubro
Aprendemos na escola que o ano tem quatro estações, a Primavera, época das flores, o Verão é tempo aproveitar o calor, o Outono tempo de colheita, e o Inverno hora de se esconder do frio.

Vivendo num país tropical, onde macieiras dão frutos o ano todo, pássaros não migram, em julho, um ou dois dias de frio intenso, e tudo volta no mesmo calor de sempre. Flores podem ser compradas em qualquer época do ano, que quatro estações que nada.

Final de Novembro
Dizem os cientistas que as estações do ano se devem a inclinação do eixo da Terra, que permite que dias sejam mais longos no verão e mais curtos no Inverno, já que sem essa inclinação, nada disso aconteceria.

Em seis meses morando nos EUA, no estado de Michigan, uma região temperada, consegui vivenciar as quatro estações, não só as variações de temperatura e de luz solar, como também a diferença no comportamento das pessoas.

Primavera: Época de preparar as coisas para o Verão que chega. Os equipamentos de fim de semana devem estar preparados.

Verão: O verão é curto, portanto todo e qualquer tempo livre é fundamental, vamos sair, nos divertir, pegar uma praia, como se não houvesse amanhã.

Final e Dezembro
Outono: Em algumas regiões, época de caça, em outras, época de beber suco de maçã e também conhecer as mais diversas variedades de maçã dos EUA. Hora de experimentar torta de maçã.

Inverno: Todos entram em modo de sobrevivência. Aqui vale a fábula da formiga e da cigarra. Nem Sol dá pra pegar, é muito frio, mas você se acostuma, por bem ou por mal, com alguns dedos congelados ou ainda com uma tonelada de roupas.

Um comentário:

  1. Caro Neto, saudações!

    Gostaria de parabeniza-lo pelo site, um site muito diferente, que destoa dos demais do cotidiano, principalmente nos textos claros e bem explicativos de sua vida em um País completamente diferente do nosso. É uma grande coincidência gostarmos de assuntos relativamente parecidos, essa fatia que envolve História e Culturas nos dias atuais poucos apreciam, às vezes “pessoas” me questionam sobre eu gostar de objetos antigos, umas das coisas que aprecio muito são moedas antigas e a minhas preferidas são em particular duas da Alemanha Nazista – III Reich uma de 1939 de Zinco e uma de 1944 de Prata, ambas com a suástica nazista. Tendo essas duas peças de colecionador em mãos viajamos por uma gama de história inigualável em todos os sentidos, citei isso por causa do seu texto sobre a II Guerra, principalmente dos B-29. Aproveitando a deixa, sua Mãe (que considero uma pessoa muito especial) que faz a propaganda do seu site, e ela não tem vergonha de mostrar tamanho orgulho.
    Agora pergunto! Você já experimentou a famosa torta de maça?

    Grande Abraço,

    Diego Pavani.

    ResponderExcluir