domingo, 13 de novembro de 2011

San Francisco, Califórnia

Morro do Teatro
Eu imaginava que nenhuma rua poderia ser mas inclinada que o Morro do teatro, na minha cidade natal, Itu, nada poderia ser mais difícil para um aluno de auto escola que fazer rampa no Morro do Teatro. Especialmente naqueles dias de chuva, onde o antigo paralelepípedo deixava a subida ainda mais traiçoeira.

Mais uma vez estava enganado. Descobri isso quando fui passar alguns dias na cidade de San Francisco no estado da Califórnia, na costa Oeste dos Estados Unidos. San Francisco é considerada uma das melhores cidade pra se viver dos EUA.

Acostumado ao ambiente na costa Leste dos EUA, San Francisco mostra logo de cara que as diferenças entre a costa Leste o Oeste dos EUA não são apenas os diferentes oceanos que banham cada uma das costas, já no aeroporto internacional da cidade é possível ver que as companhias aéreas que ali operam já não são as mesmas que operam na costa Leste, os aviões são maiores para vencer as distâncias transpacíficas. O ritmo das operações é diferente, o ritmo das pessoas que ali trabalham é diferente da Costa Leste. O senso de urgência é diferente, mas tudo ocorre como planejado.

A cidade é fantástica. Situada na península de San Francisco, cercada pelo oceano Pacífico de um lado e pela baia de San Francisco do outro, a cidade é conectada ao continente pelo lado Sul. Atrações turísticas por todos os lados, arquitetura bastante especial, um relevo de extremos, e claro, algumas das pontes mais imponentes do mundo, entre as quais está a Golden Gate, a ponte mais fotografada do mundo.

San Francisco está situada exatamente sobre a falha de San Andreas, ou seja, San Francisco está situada entre as placas tectônicas Norte Americana e a do Pacífico. Uma região propensa a forte terremotos, o que pode ser verificado historicamente, com grandes terremotos que já abalaram San Francisco, o maior deles em 1906 e o último em 1989, fato que faz com que a cidade viva cada dia como se fosse o ultimo.

San Francisco tem um dos melhores sistemas de um transporte público da costa oeste americana, logo não será necessário andar de carro pela cidade. Ônibus são abundantes, Taxis são fáceis de serem encontrados, e ainda existem os bondes, ou como são conhecidos em San Francisco, Cable Cars. Carros que se utilizam de sistemas de cabos para vencer as subidas e descidas extremas da cidade. Acabamos não andando nos bondinhos, alugamos um carro. Erro banal, mas que lhe custará algumas dezenas de dólares por dia para estacionar na cidade, especialmente se escolher um hotel no centro da cidade, e ainda te custar uma volta nos bondinhos, como nos custou.
A Ponte Golden Gate

Duas atrações, em minha opinião, realmente chamam a atenção dos visitantes, e a primeira é a ponte mais fotografada do mundo, a Golden Gate. Uma ponte pênsil, pintada na cor ferrugem, principal cartão postal da cidade, e como dito anteriormente, a ponte mais fotografada do mundo. A ponte liga a cidade de San Francisco com a cidade de Sausalito, tendo um lado a baia de San Francisco e do outro o enorme oceano Pacífico. Mirantes estão ao redor da ponte, para que seja possível tirar uma boa fotografia, ou ainda apenas apreciar a vista de San Francisco e da própria Golden Gate.


A Ilha de Alcatraz

A segunda atração é a ilha de Alcatraz. No centro da baia de San Francisco, entre as pontes Golden Gate e a Bay Bridge, a ilha, que já funcionou como fortificação militar, e prisão de segurança máxima onde muitos criminosos ilustres, tais como Al Capone cumpriram pena, é uma parada obrigatória na cidade de San Francisco. Barcos são oferecidos em intervalos de aproximadamente uma hora, e um detalhe muito importante é que durante a visita dentro da prisão, você recebe um equipamento de áudio onde detalhes do que aconteceu dentro dos muros da prisão são contados por antigos oficiais que trabalharam em Alcatraz e até mesmo antigos prisioneiros. E o melhor de tudo, você pode ter todas essas informações em português. Através do áudio, é possível sentir como se estivéssemos em Alcatraz por uma vida inteira e não apenas por algumas horas.

Mas San Francisco não está limitada somente a essas duas atrações, há ainda o centro da cidade, o edifício das Nações Unidas, o Paço Municipal, as Casas construídas em estilo Vitoriano, e muito mais, vale a visita, por um dia, dez dias ou durante uma visita a ao Estado da Califórnia, ou mesmo para rever os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário