domingo, 27 de fevereiro de 2011

Despedida

Fico bem na foto hein? Meus colegas da ISS são bons nisso.

Me preparei muito bem para a minha ultima viagem, gostaria que tudo desse certo, por isso demorei mais que o esperado. Disseram que meu tanque de combustível não estava 100%. Me levaram de volta pro hangar. Passei mais uns dois meses lá, me preparando. Vamos logo, quero subir!

Calma, lembre-se de suas companheiras que não estão mais aqui, que não conseguiram completar suas missões.

Lembre-se que o seguro morreu de velho. Porém, o que seria de mim sem coragem? O que seria de mim sem a curiosidade daqueles que me conceberam? Eu estaria aqui? Provavelmente não. Provavelmente, sem curiosidade, aqueles que me criaram estariam morando em palafitas, ou ainda em cavernas.

Esses meses que me deixaram no hangar, fizeram com que imagens viessem a minha cabeça. STS-107, Crista Mcauliffe, enfim, pensamentos que deveriam estar bem distantes. Mas isso é bom. Fazem com que eu me prepare ainda mais para esta minha ultima viagem, ou melhor, esta última missão.

Para mim, não será diferente, mais algumas voltas ao redor do pálido ponto azul, algumas manobras que seriam de virar a cabeça de qualquer piloto de caça, alguns experimentos, que para mim, são corriqueiros e volto pra casa. E desta vez, volto pra casa aposentada, volto pra casa com a certeza absoluta que cumpri o meu dever, e que deixei a minha herança cientifica para todo o mundo, independente de raça, cor, ou credo.

Mas volto com uma certeza de que algum hangar me espera onde os filhos curiosos dos sujeitos curiosos que me montaram poderão me visitar e e alimentar a vontade de conhecer o desconhecido.
A sensação da missão cumprida está em mim e em toda a minha equipe, e deixo uma homenagem de Robert Crippen, o que voou no primeiro vôo da minha irmã mais velha, Columbia, em 1981, após o seu último vôo, que não teve retorno em 2003.
A Columbia não era linda, exceto para aqueles cuidaram e a amaram.  Sempre falavam mal dela por causa de sua traseira um pouco pesada. Mas muitos de nós pudemos conviver com isso. Muitos disseram que ela era velha, e que seu tempo já havia passado, mas ela só tinha vivido um quarto de sua vida. Columbia ainda tinha um grande número de missões pela frente. Ela, juntamente com a tripulação tiveram suas vidas interrompidas no seu auge. Assim como sua tripulação, a Columbia nos deixou um grande legado.
Depois de mim, virão Endevour, minha irmã mais nova, e então Atlantis. Todas iremos para lugares de repouso e honra onde poderemos ser admiradas por todos.
O que virá depois? Marte talvez, A Lua? Provavelmente.

Dados da Discovery
Número de série: OV-103
País: Flag of the United States.svg EUA
Status: Ativo
Primeiro Vôo: STS-41D em 30 de agosto de 1984
Último Vôo: STS-133 24 de fevereiro de 2010
Número de Missões: 39
Tripulantes: 246 (aproximado)
Tempo em órbita: Mais que 360 dias
Número de órbitas: 5.628
Distância percorrida 230.003.477km (aproximado)
Satélites lançados 31 incluindo o Telescópio Hubble

Nenhum comentário:

Postar um comentário