sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fiquei Encabulado

Fiquei "encabulado" no último dia 25 de junho de 2012.

Estava no aeroporto internacional de Detroit, no condado de Wayne, no estado americano de Michigan.

Voei pela primeira vez em 2008, desde lá nunca tive nenhum tipo de contratempo num aeroporto.
Neste dia, tive meu primeiro voo cancelado. Devido a um problema em uma das bombas de combustível do avião, meu voo foi cancelado.

Por isso, tive de esperar por mais de 6 horas no aeroporto até que o próximo voo estivesse disponível, e, como formigas, haviam alguns brasileiros esperando pelo mesmo voo.

Alguns estudantes, presumo eu, estavam ali, voltando para casa. Conversando em alto e bom português, para que todos, de certo modo, pudessem ouvir. Mesmo que não pudessem compreender.
Mas eu podia. E por isso fiquei encabulado.

Brasileiros conversando a respeito das caracteristicas das pessoas ao seu redor, tirando sarro de tudo e todos que ali estavam. Como se aproveitando do fato de que ninguém ali podia compreendê-los.
Mas eu podia, e por isso fiquei encabulado.

Como escrevi algum tempo atrás, este lugar é um pouco diferente, culturalmente diferente. E comentar sobre o que cada um veste ao seu redor, ou quanto cada um pesa, se é feio ou magro não faz parte deste lugar.

Fiquei encabulado porque também fazia isso.

Fiquei com vergonha de mim mesmo.

Um comentário:

  1. Neto, acho que seu "encabulamento" faz parte de um processo natural de aprendizado e crescimento. Se hoje você enxerga com outros olhos tais comportamentos, é porque você está mudando... e isso é bom. Ruim é ficar parado no tempo, com as mesmas idéias, comportamentos, mesmo quanto temos oportunidades de descobrir coisas novas, evoluir.

    ResponderExcluir