terça-feira, 5 de abril de 2011

Santiago de Queretaro, México

Centro de Querétaro
Duas semanas atrás, o trabalho me leva pela terceira vez ao México.
O destino é a cidade de Santiago de Queretaro, no estado de Queretaro, no centro do México distante três horas da Cidade do México. Uma cidade grande, 2000 metros acima do nível do mar.

Um local histórico, palco do movimento constitucionalista Mexicano de 1916, além de possuir um grande complexo industrial e, atualmente, uma das melhores cidades da América Latina para se morar.

Não tenho muito tempo livre, o trabalho irá tomar boa parte do final de semana, então resolvo pegar um taxi para conhecer o centro da cidade, um local com características coloniais, apesar das ruas estreitas como a minha cidade natal no Brasil, Itu, a preocupação em conservar todas as características do período colonial são marcantes. Casarões estão por toda parte, o calçamento das ruas ainda é de pedra, e não existem estacionamentos para veículos. Os estacionamentos são localizados no subsolo, o que ajuda um pouco o extremamente complicado trânsito do centro de Queretaro.

Os lugares a serem visitados são inúmeros, e não podem ser deixados de lado o Mirante, onde é possível ver boa parte da cidade, o Aqueduto, uma construção para trazer água a cidade, o cemitério onde descansam os revolucionários mexicanos da revolução de 1916. Além dos diversos prédios históricos do centro da cidade.

Locais para comer existem a vontade, desde restaurantes com comida mexicana de verdade (como é de se esperar), assim como lanchonetes de Fast Food. Comida mexicana é extremamente saborosa, mas assim como a comida Baiana, por exemplo é bastante apimentada.

Também vale a visita a Bernal, por volta de 40 minutos de Santiago de Queretaro, onde está localizado o terceiro maior monólito do mundo, ou seja terceira maior rocha do mundo, e onde foi filmado Contatos Imediatos de Terceiro Grau, um filme de Spielberg e um clássico da ficção científica.

Queretaro pode ser surpreendente, principalmente para o visitante que acha que conhece tudo a respeito do México ou ainda quem acha que o México é só o que a televisão mostra. Eu era um desses, e agora mudei minha opinião a respeito do nosso vizinho mais ao norte.

Espero voltar em breve ao México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário