quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Gostaria de entender a diferença

The Henry Ford Museum
 Entendeu o título? Para entender vá ao texto após a última foto.

The Henry Ford. America’s Greatest History Attraction.

Você pode ler a frase acima em todas as partes do museu Henry Ford, na cidade de Dearborn no estado de Michigan nos EUA. Se você irá concordar com a expressão, é uma história completamente diferente, porém é um lugar único.

A cidade de Dearborn, está localizada na região metropolitana de Detroit, então é bastante simples chegar lá. Vale frisar que a cidade abriga também o QG da Ford, onde tudo começou, e onde estão os principais centros de desenvolvimento da montadora no mundo.

The Henry Ford é um complexo de atrações, entre elas, o museu Henry Ford, e também a Greenfield Village. Vale a pena visitar as duas atrações, porém é preciso estar atento as estações do ano, já que a Greenfield Village é uma atração a céu aberto, o que faz com que esteja fechada durante o inverno, já que as baixas temperaturas, e a neve, tornam a visita bastante difícil, porém a vila é aberta para algumas noites do final de ano para as festividades natalinas.

Carro do Presidente Americano R. Reagan
O museu conta toda a história americana no contexto de 2 e 4 rodas. Não se engane que a história americana contada aqui se restringe ao estilo de vida americano e aos grandes carros americanos. Toda a história americana, se ela tiver a mínima ligação com o mundo das 2 e 4 rodas, a história é contada aqui. Por exemplo, a discriminação que os negros sofrem e sofreram no passado nos EUA é contada aqui, e o ponto de partida é a história de Rosa Parks, quando ela se recusou a sentar no fundo do ônibus que a levava de volta para a casa após o trabalho. E partir deste ponto, toda a história de luta dos negros e também do país contra o racismo, luta que passa pela guerra civil americana, o assassinato de  Abraham Lincoln, e os diversos protestos pacíficos que foram liderados por Martin Luther King Jr., assim como a luta das mulheres por sua igualdade de direitos.

Veículos de quebra de velocidade, ícones americanos, como o Mcdonalds e os irmãos Wright, documentos que mostram o avanço tecnológico dos EUA, e também as lições aprendidas de outros países.

Por que gostaria de entender a diferença? Seguem meus pontos:

Por que não existem lugares assim no Brasil, mostrando os nossos pontos fracos e pontos fortes? Direitos que conquistamos, e lições que aprendemos?
Por que o nosso passado não é registrado de alguma maneira? Por que veículos produzidos pela indústria brasileira apodrecem sem nenhum cuidado, sendo que poderiam atrair pessoas, e também junto com eles cultura, porém estão a apodrecer em algum canto.
Por que não existe algum lugar que possa mostrar os avanços conquistados pelo Estado Novo? A construção de Brasília?
Os nossos museus, são conhecidos como o maior vão livre da América Latina, ou como uma obra notável de um arquiteto notável e é patrimônio da humanidade.

O Brasil precisa de museus que possam atrair pessoas com temas populares, carros, aviões, fazer com que as pessoas queiram saber mais sobre quem foi um tal de D. Pedro II, ou ainda quem pilotou aquele P-47 Thunderbolt durante a Segunda Guerra Mundial, ou o que significa “Senta a Púa”, ou ainda, saber o que significam as estrelas na bandeira nacional. Nem que sejam por breves minutos, mas que ficam pra vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário