quinta-feira, 26 de abril de 2012

Minha Carta de Motociclista, A Saga

Resolvi que queria pilotar uma moto aqui no estado de Michigan. Porém tudo começou há um ano e meio atrás, quando tirei a minha carteira de motorista para o estado de Michigan.

A CNH não é totalmente válida aqui nos EUA. É permitido dirigir com uma carteira de motorista de outro país ou estado por até 60 dias, após este período, dirigir sem uma carta de motorista emitida pelo estado de Michigan, é proibido e em alguns casos, como se envolver num acidente, pode-se parar na cadeia.

Então comecei minha saga tentando a carta de motorista apenas, ou como conhecida no Brasil, carta classe B. O processo começa indo até o que é chamado de Secretaria de Estado, o DENATRAN aqui do estado de Michigan. Lhe dão uma senha, e um formulário que é preenchido com seus dados pessoais. Será necessário comprovar endereço, logo, uma conta de água ou luz não pode faltar.

A espera é de 30 minutos, paga-se uma taxa, aproximadamente 30 dólares, e a atendente faz algumas perguntas básicas sobre legislação de trânsito e um rápido exame dos olhos é feito. Sendo aprovado nesta primeira etapa, recebe-se um exame teórico com 40 perguntas, onde é possível errar até 8 perguntas.

Aprovado no exame teórico, recebe-se uma permissão para dirigir. Com essa permissão é possível dirigir sem problemas, porém não se pode deixar o estado. Juntamente com a permissão para dirigir, que não é a sua carta de motorista ainda, recebe-se um formulário para solicitação do exame prático.

O exame prático. Custa 40 dólares. Este é curioso. Ligo para a Auto Escola, e marco um encontro com o avaliador em frente a uma escola. Chego no horário, e descubro que o exame tem de ser feito com o meu carro. Isso mesmo, com o meu carro. O exame dura por volta de 45 minutos e inclui avaliação do motorista no transito de um bairro residencial, industrial, centro da cidade, avenidas, rodovias, estacionamento, e ainda ligar e desligar o rádio do carro dirigindo. Todas estas características são avaliadas, e pode se reprovar em qualquer uma delas.
Ok, aprovado no exame prático, basta voltar a tal de Secretaria de Estado pagar 9 dólares, e solicitar a carta de habilitação. Em 15 dias, você recebe a carta pelo correio.

Custo
Carta Temporária: 13 dólares;
Exame Prático: 40 dólares;
Carta de Habilitação: 9 dólares.
Total: 62 dólares.

Assunto resolvido.

Mas acontece que depois de um ano, decido que vou pilotar uma moto. Vamos ver no que dá...

Mesmo procedimento. Vou até a Secretaria de Estado, e lá recebo um livro chamado Manual do Motociclista, o qual tenho que estudar para que possa fazer o exame teórico. Exame teórico composto de 20 perguntas onde é possível errar 4 e ainda ser aprovado. Erro 5 perguntas na primeira vez, e tenho que repetir o teste. É possível repetir o teste na mesma hora, e na segunda vez erro 2 perguntas. Lembrando que o teste era diferente na segunda vez. Se reprovado na segunda vez, é necessário esperar 24 horas para um novo teste. Desta vez a taxa é de 13 dólares e recebe-se uma permissão para pilotar uma moto.

Mas essa permissão tem algumas limitações. Não se pode pilotar a moto sozinho. Ou outro motociclista habilitado deve estar com você todo o tempo que estiver pilotando, não se pode pilotar a noite nem levar um passageiro.
Com a permissão, tem-se 6 meses para realizar o teste prático. Este custa 50 dólares, e deve ser feito com a sua própria moto.

Mas aí é que tem a grande sacada.

O estado de Michigan oferece um curso para motociclistas iniciantes. O custo deste curso? 25 dólares. Três dias de aula, sendo o primeiro de aula teórica, e mais dois dias de aulas práticas, um total de 8 horas em cima da moto. O curso fornece tudo que é necessário para realizar o curso. Motos, livros, e local. Depois, ao final do curso é necessário passar no exame de segurança, e no exame exigido pelo estado. Feito isso, recebe-se um cartão azul, que significa que você completou o curso, e pode receber sua carta de motociclista.

Volta-se a Secretaria de Estado, espera-se 15 minutos, paga-se mais uma taxa de 9 dólares, recebe-se uma carta temporária, que pode ser utilizada normalmente, e depois de 15 dias, recebe-se a nova carta pelo correio.

Portanto...

Custos:
Carta temporária: 13 dólares;
Curso de segurança: 25 dólares;
Carta de Habilitação: 9 dólares;
Total: 47 dólares.

Um fato que achei curioso durante o curso de segurança que fiz, foi que alguns dos alunos chegavam a fazer o mesmo curso por mais de 3 vezes, mesmo sendo aprovado em todas as vezes. A ideia é aprender e ficar mais familiar com a moto antes de sair e encarar o trânsito.

Motociclistas em Michigan são chamados de Doadores de Órgãos. Apesar do trânsito ser relativamente organizado, os motoristas geralmente não procuram e não veem motociclistas, o que causa vários acidentes.

E mais um detalhe, estúpido, mas... O estado de Michigan acabou de aprovar a lei onde o uso do capacete não é mais necessário. Assim como todos os estados que fazem divisa com Michigan, não obrigam o uso do capacete, Michigan buscou o mesmo caminho, visando aumentar o turismo dos "riders" que cortam os estados durante o Verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário