quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um Texto Simples, Mas Que Diz Tudo

No dia seguinte, Winnie e eu voltamos para casa. Onde tínhamos começado. Era o quatro de julho naquele pequeno subúrbio. De alguma forma, porém, as coisas eram diferentes. Nosso passado foi aqui, mas nosso futuro era em outro lugar, e nós dois sabíamos que mais cedo ou mais tarde tinhamos que ir. Foi o último mês de Julho passei naquela cidade.

No ano seguinte, depois da formatura, eu segui meu caminho. Assim como Paul! Ele foi para Harvard, é claro. Estudar Direito, ele ainda é alérgico a tudo.

Quanto ao meu pai, bem, nós nos entendemos. Somos família para melhor ou pior, um por todos e todos por um. Filho de Karen nasceu em setembro, eu tenho que dizer que eu acho que ele se parece comigo, pobre garoto. Mamãe se tornou uma mulher de negócios, presidente do conselho, a avó, cozinheira de purê de batatas.  Wayne permaneceu no ramo da marcenaria. Ele se encaixou muito bem, na verdade, ele assumiu a fábrica dois anos mais tarde quando papai faleceu. 

Winnie foi embora no verão seguinte para estudar história da arte em Paris. Nunca esquecemos a nossa promessa. Nós escrevemos um ao outro a cada duas semanas por oito anos. Eu estava lá para encontrá-la quando ela voltou. Com a minha esposa e meu primeiro filho com oito meses de idade.

Como eu disse, as coisas nunca acontecem exatamente do jeito que você tinha planejado. Crescer acontece num piscar de olhos, um dia você está usando fraldas, no dia seguinte você se foi, mas as lembranças da infância permanecem com você para sempre. Lembro-me de um lugar, uma cidade, uma casa, como um monte de casas, um quintal como um monte de outros quintais, em uma rua como muitas outras ruas, e depois de todos esses anos eu ainda olho para trás maravilhado.


"The next day Winnie and I came home. Back to where we'd started. It was the fourth of July in that little Suburban town. Somehow though, things were different. Our past was here, but our future was somewhere else, and we both knew sooner or later we had to go. It was the last July I ever spent in that town. The next year after graduation I was on my way. So was Paul! He went to Harvard, of course. Study law, he still allergic to everything. As for my father, well, we patched things up. Hey we where family for better or worse, one for all, and all for one. Karen's son was born that September; I got to say I think he looks like me, poor kid. Mom she did well, business woman, board chairmen, grandmother, cooker of mashed potatoes. The Wayner stayed on in furniture. Wood seemed to suit him; in fact he took over the factory two years later when dad passed away. Winnie left the next summer to study art history in Paris. Still we never forgot our promise. We wrote to each other once week for the next eight years. I was there to meet her when she came home. With my wife and my first son eight months old. Like I said things never turn out exactly the way you'd planned. Growing up happens in a heartbeat, one day you're in diapers, the next day your gone, but the memories of childhood stay with you for the long haul. I remember a place, a town, a house, like a lot of houses, a yard like a lot of other yards, on a street like a lot of other streets, and the thing is after all these years I still look back with Wonder.

O texto acima é o trecho final do útimo episódio do seriado Anos Incríveis. Série que vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário