sexta-feira, 13 de maio de 2011

Viver no Norte ou voltar para o Verde?

O Norte...
Neste mês de Julho de 2011, irá completar um ano que vivo num país situado na América do Norte, e que faz fronteira ao norte com o Canadá, e ao Sul, com os Estados Unidos Mexicanos.
Um país cheio de particularidades, com uma história cultural não muito “rica”, pelo menos na minha opinião. Uns o chamam de “The Melting Pot”, outros preferem compara-lo com uma salada mista, um país com problemas e soluções.

Um país que conserva sua história, seu patrimônio, e que protege não só o seus interesses ao redor do mundo, as vezes com um custo extremamente alto, mas também que protege sua gente.

Gente esta, que vive no norte, que tem sotaque meio que “nasal”, que respeita forasteiros, que respeita a lei, e que respeita a si próprio. Gente que sabe o valor que a família tem, e que, na maioria das vezes, tem consciência de suas ações.

Gente que respeita vagas de estacionamento para deficientes físicos e gestantes (tudo começa no respeito às pequenas coisas), Motoristas que respeitam uns aos outros no trânsito, a educação não é exceção.

Sistema que funciona, ruas limpas, jardins bem conservados e respeitados, policiais que sempre estão ali para ajudar no que você precisar, placas de PARE que significam pare. Sistema que é recebido como algo que deve ser respeitado, e o fora dele vai ser punido. Sociedade educada.

Porém, em breve, chega a hora da decisão, Viver no Norte ou voltar pro Brasil? Viver como estrangeiro tem suas vantagens e desvantagens, porém o sistema funciona, e todos são parte do sistema, ou ainda voltar para o Brasil, e voltar a viver onde a educação é exceção, onde o “jeitinho brasileiro” e a Lei de Gerson imperam.

3 comentários:

  1. Neto, cada um tem seus motivos, interesses, prioridades, necessidades. Só você mesmo poderá pesar todos estes fatores e escolher o lado que lhe for mais favorável. Agora, uma coisa eu posso te afirmar: tendo uma oportunidade real, eu te garanto que muita, mas muita gente mesmo não perderia nem um minuto avaliando. Pode ter certeza disso.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edivaldo. Tudo bem por ai?
    O título original deste texto era : Viver na savana ou voltar para a selva, porém achei forte demais, e ainda, de certo modo, me recuso a pensar no Brasil como selva, afinal é o meu lar.
    Você tem razão. Acho que tenho uma boa oportunidade, moro por aqui há quase um ano, e tudo tem dado certo, porém ficar longe da família, e como disse no texto, viver como estrangeiro, mesmo com toda a papelada em ordem, não é algo muito fácil. Tem suas dificuldades, que podem ser contornadas, ainda mais num sistema onde tudo funciona e direitos e deveres são respeitados, não é tão difícil. Mas como você disse, é bom não perder muito tempo avaliando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fala Neto, tudo tranquilo?
    Se o nome do texto não tivesse sido alterado, minha resposta teria ainda mais força, hehe.
    Eu sei bem como é a situação de um estrangeiro pois, apesar de nunca o ter sido, tenho um irmão que vive fora do Brasil há quase 12 anos. E tendo a experiência dele como base, eu acredito que o maior de todos os problemas para um estrangeiro hoje é se estabelecer no novo país. Isto feito, meu amigo, eu acredito que até a distância da família é contornável. Mas, como eu mesmo disse, esses valores são diferentes de pessoa para pessoa.
    O que eu posso te dizer daqui é que se o termo "selva" tivesse sido usado, eu entenderia muito bem o sentido, apesar de que eu seria obrigado a discordar, já que eu nunca ouvi falar de uma onça ter apontado um revólver para a cabeça de alguém ou de um macaco ter sido flagrado vendendo drogas.
    Hoje, selva é pouco.
    Um abraço.

    ResponderExcluir