segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

E Pela Terceira Vez, A Cidade do Vento



Me mudei para os EUA em Julho de 2010, mudei a trabalho, e confesso, eu não era alguém que gostava de viajar, de sair da sua zona de conforto, mas depois de uma mudança para um local totalmente desconhecido, distante mais de 8000 quilômetros da minha cidade natal no Brasil, Itu, passei a ser um viajante nato, tentando aproveitar qualquer chance de sair de casa para conhecer algo novo, nem que seja apenas um fim de semana, um dia, ou até mesmo poucas horas.

Minha nova casa é o estado americano de Michigan, no meio oeste americano, situado entre os grandes lagos na América do Norte, local onde nasceram alguns dos principais fabricantes de automóveis do mundo, estado que já foi um dos mais ricos dos EUA, e que também já teve a cidade mais rica dos EUA, Detroit, a “Motor City”, a Paris do Oeste, cidade que hoje sobrevive a duras penas. E o meio oeste americano, não é o que pode ser chamado de polo turístico, uma região sem muito atrativos, cheia de estradas, as interestaduais, que cruzam a região em direção aos estados conhecidos do Tornado Alley, às Montanhas Rochosas ao Oeste e as Treze Colônias ao Leste.

Mas existe uma cidade no meio oeste americano, no estado de Illinois, que me fascina. A cidade de Chicago. Cidade que fica as margens do lago Michigan, um dos grandes lagos, e ao redor do rio Chicago, distante apenas 4 horas e meia da cidade de Detroit. Já escrevi sobre essa cidade uma vez, bem aqui, mas achei que valia a pena falar um pouco mais sobre a cidade do Vento. Parece que sinto algo a mais por Chicago. As vezes parece que aqui é meu lugar.

Tudo é muito organizado em Chicago. O sistema de transporte público é fantástico, há lugares para se estacionar o carro, os pontos de ônibus estão por toda a parte, o sistema de trem é muito bom e taxis são abundantes, e além disso, a cidade é perfeita para se andar a pé. Perfeita até para fazer compras.
A famosa Michigan Avenue, a principal avenida da cidade de Chicago, e que pode ser vista no filme Casamento do Meu Melhor Amigo, é o lugar certo para comer, comprar, ver coisas diferentes, enfim, curtir a cidade, seja de dia ou de noite, e todos os caminhos de Chicago passam pela Michign Avenue, tudo está lá. Roupas de grife, as principais atrações turísticas não ficam longe dali, os melhores restaurantes estão logo ali na esquina, além dos acessos para todo o sistema de transporte público da cidade, logo, estando na Michigan Avenue, Chicago estará em suas mãos.

Não deixe de comer a famosa pizza de Chicago, uma pizza que mais parece uma uma torta com ingredientes de uma pizza, assim como não deixe de fazer um passeio pelo rio Chicago, o Navy Pier, ou ainda ver o mais completo fóssil de um Tiranossauro Rex, em exposição no museu de história natural de Chicago, o Field Museum, ou ainda praticar um pouco o inglês ouvindo as histórias espaciais narradas por Jim Lovell, astronauta americano, comandante da missão com destino a Lua, Apollo 13, no Adler Planetário, logo ali ao lado do Field Museum. Ou ainda alugar uma bicicleta e conhecer o centro da cidade em duas rodas, lembrando que o transito é bastante organizado, e andar de bicicletas não será nenhum problema, mesmo para as crianças, o transito e os motoristas colaboram bastante com isso.

Além de todas essas atrações, Chicago é uma das cidades com mais equipes profissionais de várias modalidades esportivas. Chicago é a casa dos Bulls, time de basquetebol que compete pela NBA, White Sox, e os Cubs, times de beisebol, os Bears, time de futebol americano, os Blackhawks, time de hóquei. Cada uma dessas modalidades acontece em uma determinada época do ano, então se a ideia é assistir algum desses times é importante saber que o basquete, futebol americano e o hóquei começam no outono e inverno, entre os meses de setembro e novembro, e o beisebol começa na primavera, em Abril é possível assistir alguns jogos de beisebol em Chicago.

Além disso é importante saber que Chicago está numa zona temperada, ou seja, com estações do ano bastante definidas, e também por causa do vento, as condições climáticas mudam bastante rápido, e podem mudar de um dia ensolarado a pancadas de chuva, durante o verão, ou de um dia nublado para uma tempestade de neve em questão de horas ou até mesmo minutos. Portanto nunca é demais estar prevenido e ainda verificar a previsão do tempo antes de sair para a rua. Previsão do tempo, que geralmente não te deixa a ver navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário