terça-feira, 19 de julho de 2011

Meu próprio reflexo

Alguns dias atrás, me peguei pensando a respeito do Brasileiro.

Sempre reclamamos dos políticos, do preço da gasolina, dos impostos, das multas, das tarifas bancárias, enfim, de filas reclama de tudo que está ao seu alcance.

Por outro lado, fazemos algumas coisas, que pelo menos eu, brasileiro comum, que apesar de ausente da Terra Brasilis, ainda paga seus impostos e honra seus compromissos para com ela.

Daí seguem algumas das minhas opiniões que o Brasileiro precisa refletir a respeito, antes de sair às ruas para protestar pelo quer que seja. Quando o brasileiro começar a fazer algumas dessas coisas ai que eu descrevi no texto, aí sim o brasileiro vai poder reclamar seus direitos, e será capaz de se indignar e com razão.

  • Motoristas que não são punidos por causarem acidentes pelos mais diversos motivos, basta ter um carro importado;
  • Pedestre que não é punido por não respeitar o sinal de travessia de pedestres;
  • Motoristas de ônibus não sabem o significado do sinal de trânsito: "Dê a preferência";
  • Motociclistas não têm asas;
  • Licenciamento e IPVA devem ser pagos todo ano, independente de você possuir um carro, moto, caminhão. Sim, é extremamente caro, porém na hora da compra, todo brasileiro sabia que estava se compromissando a pagar tais despesas.
  • Multas não são emitidas a toa. Se uma multa por excesso de velocidade é emitida, é porque você emitiu o limite de velocidade. O mesmo se aplica para multas de estacionamento irregular, falta do uso do cinto de segurança, falar ao telefone celular enquanto dirige, e por aí vai.
  • CD´s são caros, porém isto não justifica baixar música da internet de graça. Muita gente trabalhou pesado para conseguir que aquele CD que você gosta chegasse até a loja;
  • TV por assinatura já é definida no próprio nome. Você precisa assinar para que possa assistir, ou seja, pagar;
  • Energia elétrica, apesar de ser extremamente cara no Brasil, é paga e tem um custo, e os ditos "gatos" só fazem que este custo seja aumentado e repassado para todos os consumidores;
  • Jogos de videogame também têm seu custo. Alguém trabalhou para desenvolver e depois vender. Comprar na "25" por cinco reais não é legal.
Enfim, tudo que citei acima, é, de certo modo, um crime. Ainda que pensemos que é pequeno ou sem importância, isto afeta a sociedade, e mais grave ainda, fazem com que nossos direitos de cidadão sejam afetados.

Tudo isso, pra dizer que antes de sairmos falando a torto e direito que o Brasil não tem mais jeito, que os políticos são todos farinha do mesmo saco, pode ser que façamos parte deste mesmo saco de farinha.

A lista acima é pra se pensar um pouco, ou melhor, pensar bastante

Nenhum comentário:

Postar um comentário