segunda-feira, 14 de março de 2011

Qual é o próximo passo da Exploração Espacial?


STS-133 O Último Voo da Discovery
2010 é o ano da aposentadoria dos Ônibus Espaciais.
2010, um ano que será um divisor de águas na exploração espacial, principalmente se tratando da exploração espacial Norte Americana. Baseada, única e totalmente nos Shuttles, não há um substituto imediato a a altura dos Ônibus Espaciais.

Naves espaciais que, sem dúvida alguma, possibilitaram um grande salto na exploração espacial, porém que causaram alguns percalços. A perda da Challenger em 1986 na tentativa de transformar o Ônibus Espacial em algo parecido com vôos comerciais, depois a perda da Columbia, em 2003, ao ignorar uma falha que poderia com alguns recursos ser restaurada no espaço, como foi feito posteriormente, enfim, problemas que poderiam ser evitados.

Fico com a impressão de que os Ônibus se aposentam, porém vão como personas non gratas aos que não acompanham a exploração espacial, aos que ficam sabendo que os Ônibus Espaciais estão a voar devido a problemas ou casos de emergência no espaço.

Para mim, os Ônibus se vão com  sua missão cumprida. E espero, ansiosamente, que alguma espaçonave cumpra o mesmo papel dos Shuttles com tamanha grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário