quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Comprou uma Câmera Fotográfica? Já é Fotógrafo

Funciona mais ou menos assim. Hoje é relativamente fácil comprar uma máquina fotográfica profissional, com a digitalização, tirar fotos ficou mais fácil, e trouxe ao nosso alcance equipamentos que só víamos em jogos de futebol, ou ainda no casamento daquele primo rico.

A digitalização da fotografia mudou tudo. Câmeras fotográficas deixaram de ser dispositivos eletromecânicos cheias de partes móveis e de grande precisão, e passaram a ser dispositivos eletrônicos sem muitas partes móveis. Eletrônica é barata. Mecânica é extremamente cara. Agora é possível encontrar no mercado equipamentos baratos e de qualidade profissional.

Ao mesmo tempo, a redução de custo trouxe um problema. Todos se acham fotógrafos. Basta uma câmera, e já sou fotógrafo. Não é necessário estudo, não é necessário nem observar o ambiente a sua volta, já que apenas o fato de eu possuir um equipamento profissional garantirá fotos boas, melhor, excelentes.

Reais profissionais da fotografia, estão ficando cada vez mais caros, afinal, quem contrata um fotógrafo profissional, sendo que aquele primo que mora em São Paulo, pode fotografar o meu casamento pela metade do preço que o profissional cobraria. Ou ainda essa digitalização acaba criando empresas de fotografia que não contam com reais fotógrafos. E essas empresas também não cobram muito diferente daquele primo de São Paulo.
A única foto em que o fotógrafo apareceu

Mas os resultados dessas contratações são, no mínimo, hilários.

Hoje em dia, é muito comum ver fotos de casamento onde se veem mais "fotógrafos" que convidados. Aquela perna que aparece na foto e ninguém sabe quem é. O parceiro do fotógrafo de novo. Fotos com sombras, com iluminação precária, ou seja sem nenhuma técnica de fotografia.

Na minha opinião, as maiores pérolas são aquelas fotografias do altar, durante um casamento, em que todos os fotógrafos estão procurando um melhor angulo para a foto, e no fim das contas, no álbum de fotos do casamento, você não encontra uma mísera foto da troca das alianças em que os fotógrafos não aparecem. Mas aí é tarde demais. Mas o importante é o falatório durante o casamento a respeito da máquina fotográfica do meu primo ou ainda a elegância dos fotógrafos. O terno preto dos fotógrafos.

Fotógrafo bom é aquele que ninguém viu durante o casamento. Ninguém fala e que ninguém viu a câmera que ele usou. Esse é o verdadeiro e bom fotógrafo. Aquele que você não faz idéia de quem é, e ainda não tem idéia qual é a câmera fotográfica que ele usa.

Esse sim é fotógrafo. E é esse que vale a pena a gastar um pouco mais.

2 comentários:

  1. Luiz, sou o prof. Jonas do blog Cultura Aeronáutica. Sem dúvida, aceito com prazer sua colaboração no blog com as tuas fotos, as quais serão devidamente creditadas.

    ResponderExcluir
  2. Neto, Lembro muito bem desse dia, afinal aconteceu muitas coisas engraçadas e preocupantes, mas que no final deu tudo certo.

    E lembre-se no final dá tudo certo e se não deu certo ainda é por que não chegou o final.

    Abraços

    Rogério

    ResponderExcluir