segunda-feira, 16 de maio de 2011

Farewell Endeavour


Lançamento da STS-134
Dia 16 de maio de 2011, o último lançamento da Endeavour.

Farewell Endeavour.

Reproduzo aqui o texto do blog Swamped de Jamie Drake.

Hoje, é o dia da ultima missão do ônibus espacial Endeavour. Para muitas pessoas, este é um momento como e daí?, para outros é uau!. Porém para muitas pessoas que vivem na costa “espacial” no condado de Brevard, no estado da Flórida, este é um momento um pouco emocional. O ônibus espacial não é apenas um objeto que leva pessoas para o espaço. É quase uma questão cultural. Cultura espacial. Nós vivemos e respiramos isto por tanto tempo, que aquela “poeira lunar” entrou nas nossas mentes e deixou marcas indeléveis.

O programa espacial americano começou aqui, assim como terminará. As razões que nossos pais vivam aqui (se você tem a minha idade) provavelmente estão ligadas com algo espacial, ou ainda com as praias, não necessariamente nesta mesma ordem. Se não fosse o programa espacial, seriamos apenas mais um ponto no mapa do estado da Flórida.

Hoje, assistindo ao lançamento do ônibus espacial com meus filhos, percebo que durante 30 anos eu os vi subindo, primeiro com meus pais, as vezes com meus avós, com amigos na escola, e agora com meus filhos. É uma tradição. Uma tradição perdida. Agora, eu posso apenas imaginar, meus vizinhos perdendo seus empregos, a força da nossa economia voando em direção a memória, e muitas pessoas estão pensando. E agora?. Eu acho que o programa do ônibus espacial é muito mais que apenas vôos espaciais que acontecem aqui. É como se fossemos um todo. Foi sempre deste modo que encaramos, e agora o programa está quase terminado.

Eu imagino que em pouco anos, as conversas serão a respeito o que eu fiz enquanto esperava os pneus do meu carro serem trocados na loja do Ray em Merritt Island. Eu conversei a respeito disso com um senhor sobre o programa Apollo. Descobri que ele era amigo de vários astronautas e acabei ouvindo sobre as festas na praia, a corrida espacial, tragédias e vitórias. Eu imagino se em 30 anos haverá alguém aqui como esse senhor. Não sei, Mas eu sei que este ultimo lançamento, se acontecer, será algo para lembrar. Uma pequena parte da história espacial e uma grande parte das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário